A Fenprof e outras seis organizações sindicais apresentaram hoje um pré-aviso de greve para dia 19 de dezembro, «visando todo o serviço da PACC», a prova de avaliação docente. Contactado pela TSF, o Ministério da Educação não comenta para já este pré-aviso de greve.
«Em coerência com a apreciação feita sobre o mecanismo -- uma praxe injustificável a que o Ministério da Educação e Ciência (MEC) continua a querer submeter os docentes e a profissão -, é hoje apresentado um pré-aviso de greve conjunto, incidindo sobre todas as atividades que tenham a ver com a imposição em que o MEC/governo insiste», refere a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) em comunicado enviado à TSF.
A prova de avaliação de capacidades e conhecimentos (PACC) destina-se a todos os professores contratados com menos de cinco anos de serviço, e é condição para acesso à profissão.
Fenprof, Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL), Sindicato dos Educadores e Professores Licenciados pelas Escolas Superiores de Educação e Universidades (SEPLEU), Sindicato Nacional dos Profissionais da Educação (SINAPE), Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE), Sindicato dos Educadores e Professores do Ensino Básico (SIPPEB) e Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades (SPLIU) são as sete organizações sindicais que entregaram o pré-aviso de greve e «mantêm a luta contra a abjeta prova de avaliação de conhecimentos e capacidades (PACC), que o MEC quer reeditar no próximo dia 19 de dezembro».