Portugal

Avaria no IMT impede emissão de matrículas automóveis

Global Imagens/ Bruno Castanheira

A emissão de matrículas para veículos novos está parada há três dias devido a uma avaria no sistema informático do Instituto da Mobilidade e dos Transportes. A denuncia é feita pela ACAP - Associação Automóvel de Portugal.

À TSF, o secretário-geral da ACAP, Hélder Pedro, disse que o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) não emite novas matrículas desde segunda-feira, o que está a paralisar o setor automóvel, com grande procura no mês de dezembro de consumidores a antecipar a aquisição de automóveis, uma vez que em janeiro há um agravamento do Imposto Sobre Veículos (ISV).

Há três dias que não há emissão de matriculas, ato subsequente à liquidação do imposto sobre veículos e que permite que o veículo circule. «Está a causar graves ao setor mas também aos clientes», explica.

Numa nota aos associados, a ACAP sublinha que «neste momento, existe uma nova avaria, agora no sistema informático do IMT. De acordo com informações do Departamento de Informática do IMT, o Sistema Informático de Veículos e Homologações não consegue processar os ficheiros provenientes da Autoridade Tributária.

A ACAP teve indicações que os «técnicos do IMT estão a tentar resolver o problema, no entanto, não conseguem fazer ainda um diagnóstico e muito menos dar uma previsão sobre a sua resolução».

À TSF, o Ministério da Economia explica que o sistema informático que suporta a emissão de matrículas de veículos e homologações «tem sofrido atrasos devido à cessação dos contratos externos de manutenção do sistema informático».

No esclarecimento enviado à TSF pelo ministério é sublinhado que «o IMT deu conhecimento desta contingência ao Ministério da Economia, sublinhando que situação está a ser resolvida por aquele Instituto para que, no mais curto espaço de tempo e no respeito pelas regras da contratação pública, o problema esteja definitivamente ultrapassado».

O ministério não adianta nenhum prazo para a resolução do problema.

Redação