Artes

Mostra exibe 17 filmes da América Latina (vídeo)

Mostra de Cinema da América Latina 2014 DR

Primeiro em Lisboa, depois no Porto. A quinta edição da Mostra de Cinema da América Latina vai exibir 17 filmes entre esta quarta-feira e 1 de fevereiro.

O evento tem três secções - "Horizontes", "Novos Caminhos" e "Eduardo Coutinho: Uma retrospetiva" - uma homenagem ao documentarista brasileiro Eduardo Coutinho, que morreu este ano. A mostra exibe três filmes do realizador.

A Mostra, organizada pela Casa da América Latina, decorre de 10 a 14 de janeiro, no Cinema S. Jorge, em Lisboa, e de 30 de janeiro a 1 de fevereiro de 2015, na Casa das Artes, no Porto.

«Relatos Selvajes», de Damián Szifrón e produzido por Pedro Almodóvar, abre o festival esta quarta-feira às 21:30. Dia 11 será exibida a curta-metragem «E + Edifício Master», realizado por Eduardo Coutinho em 2002, premiado no Festival do Gramado.

No dia 12 serão exibidos «Jogo de cena», de Eduardo Coutinho, e a curta surrealista «The voice thief», de Adán Jodorowsky, e a longa-metragem «Las Analfabetas», premiada no Festival de Gramado, no Festival Internacional de Cinema de Santiago do Chile, no Festival Internacional de Mar del Plata, na Argentina, e no Festival Ibero-Americano de Huelva, em Espanha.

«La Demora», de Rodrigo Plá, «Solecito» e «Los Hongos», do colombiano Oscar Ruiz Navia, a curta cubano-australiana «Los Pantalones Rotos» e o último filme de Eduardo Coutinho, «As Canções» compõem o programa do dia 13.

No dia 14, podem ser vistos «A Jaula de Ouro», premiado na secção Un Certain Regard, em Cannes, o documentário «Eduardo Coutinho, 7 de Outubro», de Carlos Nader, e «Azul y no tan Rosa», um filme de Miguel Ferrari, que encerra a Mostra de Cinema da América Latina, em Lisboa.

No Porto serão exibidos «E + Edifício Master», a 30 de janeiro, e, um dia depois, «Ricchieri», «Azul y no tan Rosa», «The Voice Thief», «Las Analfabetas», «Los Pantalones Rotos» e «As Canções». A 1 de fevereiro serão apresentados «A Jaula de Ouro», «Eduardo Coutinho, 7 de Outubro» e «Relatos Salvajes», filme que marca o encerramento da mostra, no Porto.

Redação