O investimento foi revelado pelo ministro do Ambiente durante o arranque da operação de demolição de construções ilegais nos ilhotes da Ria Formosa, que começou hoje no ilhote do Ramalhete, onde será destruído um aglomerado de 23 construções.
O ministro do Ambiente anunciou hoje o investimento, em 2015, de oito milhões de euros na execução de dragagens da Ria Formosa, na requalificação do acesso à Praia de Faro e na construção de um parque de estacionamento exterior à praia.
«Já investimos no âmbito do Polis Ria Formosa seis milhões de euros e serão investidos nos próximos meses oito milhões de euros nas dragagens, na requalificação do acesso à ilha de Faro e no parque de estacionamento que dá acesso à ilha de Faro», anunciou Jorge Moreira da Silva.
Segundo o governante, as dragagens avançarão «muito rapidamente» e está «tudo preparado para que até ao final deste mês o caderno de encargos e o concurso possa ser desencadeado», para a execução de dragagens nos concelhos de Faro e Olhão, investimento a ser realizado «até ao final de 2015».
A demolição de 800 construções, como segundas habitações, na Ria Formosa, iniciada hoje em Faro, é o início de um processo «atrasado vinte anos», disse o ministro do Ambiente, sublinhando que depois desta operação o assunto não está encerrado.
Segundo Jorge Moreira da Silva, as 800 demolições previstas ao abrigo do programa Polis Litoral Ria Formosa «são importantes, mas é evidente que existe ainda necessidade, em relação a outros núcleos e a outras partes do Domínio Público Marítimo, nas ilhas barreira, de encontrar soluções que sejam exequíveis».
O ministro garantiu que os moradores, de primeira habitação, terão de ser realojados, mas lembrou que essa é uma missão da autarquia. No entanto, o presidente da câmara de Faro, Rogério Bacalhau, reafirmou que não tem, nesta altura, dinheiro para assumir essa responsabilidade.