O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil exige que o Governo Regional dos Açores aprove um plano estratégico de modo a que a SATA consiga enfrentar a liberalização dos voos para a região autónoma.
ARyanair anunciou hoje que começa a voar para os Açores a 1 deabril. A EasyJet também já revelou que no fim de março inicia osvoos entre Ponta Delgada e Lisboa.
Parao dirigente sindical Nuno Veiga da Fonseca, podem estar em riscopostos de trabalho, caso o governo não defina o que quer fazer com aempresa: «O que nos causa mais preocupação é o governo regionalnão aprovar um plano estratégico para a SATA, como uma empresarepresentativa dos Açores. Podem estar em causa postos de trabalho»
Quantoà entrada de novas companhias para os Açores, Nuno Veiga da Fonsecalembra que haverá maior competitividade nos preços dos bilhetes,mas sublinha que é preciso «olhar para todas as componentes dosbilhetes das low-cost, como bagagens, eventuais atrasos que originama compra de novos bilhetes».
Estaquinta feira o secretário regional do Turismo e Transportes dosAçores garantiu que a SATA vai conseguir ultrapassar com sucesso onovo desafio da liberalização de voos.
OPCP açoriano também pediu que o governo divulgue o planoestratégico da empresa para os próximos 5 ano.