Portugal

União de Freguesias de Santo Tirso escolhe domingo novo nome em consulta «inédita»

Reuters

Os moradores de uma das maiores uniões de freguesias de Santo Tirso vão escolher no domingo o mais «simbólico» de cinco nomes propostos para a zona onde vivem. A consulta pública é «inédita» afirma o autarca local.

A União de Freguesias de Campo, S. Salvador do Campo e Negrelos nasceu da reorganização administrativa que ditou a extinção / agregação / fusão de freguesias em 2013. Para acabar com esse nome, tão grande, o «boletim de voto» terá cinco designações possíveis para a localidade: Vale Nascente, Vila Nova do Campo, Vila Nova do Vale e ainda União do Vale e Campo e Negrelos.

A ideia da consulta popular partiu do executivo socialista que lidera esta união de freguesias de Santo Tirso, concelho do distrito do Porto, estando a mobilizar «centenas de pessoas». Marco Cunha, o presidente da união de freguesias conta à agência Lusa que houve pessoas que «vieram pedir para votar antecipadamente por domingo não poderem estar cá». No entanto não o puderam fazer já que «o voto por antecipação foi, lamentavelmente, algo que não acautelámos. Espero que a decisão não seja por um só voto, porque aí este dado faria toda a diferença».

Em causa está a escolha de uma designação «mais curta e próxima da identidade da zona» e evitar que «cada um lhe chame o que quer», como explicou o autarca, apontando o exemplo do centro de emprego que, após a reorganização administrativa resumiu o nome a "União de Freguesias de Campo", enquanto outros serviços apelidam o local de "As Freguesias da Zona Nascente".

«Tem estado um carro de som a anunciar a consulta à população e também realizamos três sessões públicas. Procuramos, sobretudo, descompor a ideia de que após esta votação terão de ir a correr mudar documentos ou moradas. Não terão de mudar nada. E não há custos», disse Marco Cunha.

O autarca sente que «as pessoas estão aderir muito» a esta espécie de "referendo" que se realizará das 09:00 às 18:00 com "mesas de voto" colocadas em três locais, exatamente os mesmos onde acorrem os eleitores num dia normal de eleição. Apurados os resultados o processo transita para a Assembleia de Freguesia e para a Assembleia Municipal, culminando com a entrega de uma proposta na Assembleia da República.

Redação