Portugal

90 anos de Mário Soares: «liberdade, democracia e respeito pelos outros, valores que hoje não temos» (vídeo)

Tiago Petinga / Lusa

No almoço em que celebra 90 anos de vida, Mário Soares discursou perante os cerca de 275 convidados. No discurso incluiu uma declaração de amor à esposa e à família, mas aproveitou a oportunidade para lembrar que «liberdade, democracia e respeito pelos outros» são valores em desuso.

Foi de pé e de microfone na mão que o "animal político" falou para os quase 300 convidados. No Centro de Congressos de Lisboa estão personalidades de vários quadrantes políticos como Leonor Beleza, Freitas do Amaral, Edite Estrela, o capitão de Abril Vasco Lourenço, Adriano Moreira, Ferro Rodrigues e o ex-coordenador do Bloco de Esquerda João Semedo, entre muitos outros.

Foi ainda no início do almoço que os convidados ouviram Soares dizer que quem ali está, apesar de ter várias proveniências políticas, está ali porque lutou pela «liberdade, democracia e respeito pelos outros», valores que, para o antigo presidente da república, «hoje não temos».

Entre os convidados destaque para o antigo presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso e para o secretário geral do PS, António Costa, ambos irão também discursar.