Desporto

Basileia e AS Mónaco nos oitavos da Champions

O Basileia, de Paulo Sousa, o AS Mónaco, de Leonardo Jardim, e Juventus garantiram hoje um lugar nos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, juntando-se, entre outros, ao FC Porto.

A formação suíça selou o apuramento com um empate a um no reduto do Liverpool, enquanto os monegascos venceram por 2-0 na receção ao Zenit, de André Villas-Boas. Os ingleses e os russos "tombaram" para os 16 avos de final da Liga Europa.

Por seu lado, a Juventus conseguiu o ponto que lhe faltava, ao empatar a zero na receção ao já apurado Atlético de Madrid, que, por seu lado, segurou o primeiro lugar do Grupo A.

A Juventus, o Basileia, o Arsenal e o Bayer Leverkusen, "anulado" na Luz pelo Benfica, que se despediu na Europa, ficaram em segundo nos seus grupos e são possíveis adversários do FC Porto, já vencedor do Grupo H, nos "oitavos".

Amanhã, o Sporting também se pode qualificar para os oitavos de final, precisando para isso de pontuar no reduto do já vencedor do Grupo G, o Chelsea, ou que o Schalke 04 não vença na deslocação a Maribor.

Além de Sporting ou Schalke 04, apenas mais uma equipa pode chegar aos oitavos de final, o segundo do Grupo E: AS Roma, Manchester City ou CSKA Moscovo.

As 14 equipas já apuradas são Atlético de Madrid e Juventus (Grupo A), Real Madrid e Basileia (B), AS Mónaco e Bayer Leverkusen (C), Borussia Dortmund e Arsenal (D), Bayern Munique (E), Paris Saint-Germain e FC Barcelona (F), Chelsea (G) e FC Porto e Shakhtar Donetsk (H).

- Equipas apuradas para os oitavos de final da Liga dos Campeões:

Vencedor do grupo

Atlético de Madrid, Esp

Real Madrid, Esp

AS Mónaco, Fra

Borussia Dortmund, Ale

Bayern Munique, Ale

Paris Saint-Germain, Fra ou FC Barcelona, Esp

Chelsea, Ing

FC PORTO, POR

Segundo do grupo

Juventus, Ita

Basileia, Sui

Bayer Leverkusen, Ale

Arsenal, Ing

AS Roma, Ita, Manchester City, Ing ou CSKA Moscovo, Rus

Paris Saint-Germain, Fra ou FC Barcelona

SPORTING, POR ou Schalke 04, Ale

Shakhtar Donetsk, Ucr

- Equipas relegadas para a Liga Europa (16 avos de final):

Olympiacos, Gre

Liverpool, Ing

Zenit, Rus

Anderlecht, Bel

AS Roma, Ita, Manchester City, Ing ou CSKA Moscovo, Rus

Ajax, Hol ou APOEL Nicósia, Chp

SPORTING, POR, Schalke 04, Ale ou Maribor, Slo

Athletic Bilbau, Esp ou BATE Borisov, Bie

- Equipas afastadas das taças europeias:

Malmö, Sue

Ludogorets, Bul

BENFICA, POR

Galatasaray, Tur

AS Roma, Ita, Manchester City, Ing ou CSKA Moscovo, Rus

Ajax, Hol ou APOEL Nicósia, Chp

Schalke 04, Ale ou Maribor, Slo

Athletic Bilbau, Esp ou BATE Borisov, Bie