Justiça

Incêndio no Caramulo: Tribunal de Vouzela profere sentença

Rui da Cruz/Global Imagens

No Tribunal de Vouzela vai ser lida hoje a sentença para os dois homens acusados da autoria dos incêndios, do ano passado, na serra do Caramulo e no qual morreram 4 bombeiros.

O fogo ocorreu em agosto de 2013 e provocou 4 mortes, 12 feridos e prejuízos avaliados em 13,9 milhões de euros. As chamas consumiram 9 mil hectares de terra e se o tribunal provar os factos, os suspeitos poderão ser os primeiros autores de fogo posto condenados à pena máxima.

Luís Patrick e Fernando Marinho estão acusados dos crimes de incêndio florestal doloso, quatro de homicídio qualificado e 12 de ofensa à integridade física qualificada.

Entretanto, as corporações de bombeiros continuam á espera do prometido equipamento de proteção individual. O governo prometeu há já ano e meio a abertura de um concurso público para o fornecimento de fatos e de botas resistentes ao fogo, mas, à TSF, o presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares , diz que esse equipamento ainda não chegou .

O responsável salienta que a responsabilidade pela abertura dos concursos é das Comunidades Intermunicipais uma vez que, em março do ano passado, o Ministério da Administração Interna deu "luz verde" para a compra do equipamento.

Jaime Marta Soares acredita que no verão do próximo ano os bombeiros já terão outra proteção.