A Associação dos Profissionais da Guarda está a pedir donativos para ajudar um guarda, condenado em tribunal, a defender-se no Tribunal Constitucional.
Através dasua página no Facebook, a APG diz que «Hugo Ernano, um guarda da GNR, justo e determinado, sempre pronto para ajudar o seu próximo, está a ver a sua vida familiar e profissional destroçada porque tentou proteger a vida e os bens dos seus concidadãos».
O guarda Ernano «efetuou um disparo contra um carro em fuga e onde seguia um rapaz escondido no porta bagagens. A bala atingiu a traseira da viatura e acabou por matar o adolescente que o pai levou para um assalto».
A iniciativa da APG surge após a decisão do Supremo Tribunal de Justiça que «não só manteve a pena ao guarda Hugo Ernano como ainda agravou a indemnização em dez mil euros. Ou seja, o guarda principal terá de pagar 55 mil euros e corre mesmo o sério risco de ser expulso definitivamente da GNR, devido ao processo disciplinar de que está a ser alvo».
Resta o recurso ao Tribunal Constitucional, cujas custas são muito elevadas. «Por isso, a APG apela a todos os seus associados, demais profissionais das Forças de Segurança e cidadãos em geral para darem o seu contributo em prol da defesa desta causa».
Via também Facebook, a APG está a divulgar o NIB de uma conta bancária para os eventuais donativos.