Ambiente

Rio artificial de 1400 quilómetros começou a funcionar na China (vídeos)

Um rio construído artificialmente durante 11 anos na China e com um custo de 81 mil milhões de dólares (65 mil milhões de euros), começou hoje a bombar água do sul para o norte do país, anunciaram as autoridades locais.

O controverso Projeto de Diversificação de Água Sul-Norte começou hoje a funcionar e pretende, através de canais e fluxos de água, levar quase 10 mil milhões de metros cúbicos por ano do sul para o norte do país, onde a falta de água crónica afeta as populações e as empresas.

[youtube:93-3tDbVn0I]

Obrigando a deslocar 330 mil pessoas, o elemento central deste projeto custou 33 mil milhões de dólares (26,5 mil milhões de euros). O fluxo de água estende-se por mais de 1.400 quilómetros, e as autoridades esperam que a água comece a chegar a Pequim dentro de 15 dias.

[youtube:SPq9Sapi5OU]

O Projeto, que deverá no total ter três rotas de água e um custo total de 81 mil milhões de dólares, é no entanto alvo de muitas críticas, por causa do nível de poluição envolvido e pela diminuição das chuvas no sul, que afetará, a prazo, o fornecimento de água ao norte do país.