Empresas

Greve Portugália: sindicato avisa que só vão ser cumpridos cinco voos

Global Imagens

A greve dos tripulantes de cabine da Portugália recomeçou à meia-noite. Sindicato antevê adesão total e acredita que a paralisação vai afetar mais voos que o previsto.

Este domingo a Portugália deve realizar apenas cinco voos. Três para França, para Lyon, Nice, Toulouse, em França, e outros dois para Espanha, para Bilbau e Valência.

Os tripulantes de cabine da empresa estão em greve. O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil estima uma adesão total ao protesto e por isso deverão ser cumpridos só os serviços mínimos.

Ainda assim, a porta-voz da companhia aérea diz, em declarações à agência Lusa, que os efeitos da greve vão ser menores, uma vez que a Portugália conseguiu colocar todos os passageiros noutros voos da TAP ou adiar as viagens.

Em causa está, de acordo com o sindicato, o não cumprimento do acordo de empresa. No pré-aviso de greve, o sindicato justifica este protesto com «o desgastado ambiente laboral causado por uma gestão operacional caracterizada por permanentes violações às regras laborais estabelecidas no clausulado do Acordo de Empresa PGA/SNPVAC vigente, desrespeitando os mais elementares princípios da negociação coletiva e revelando um total desrespeito pelos direitos dos tripulantes de cabine, nomeadamente, pelo agravamento contínuo e sistemático das suas condições de trabalho».