Economia

Sindicatos propõem suspensão da privatização da TAP e da greve. Ministro afirma que privatização avança

Steven Governo / Global Imagens

A plataforma de sindicatos que representa os trabalhadores da TAP apresentou hoje ao Governo um memorando no qual propõe a suspensão do processo de privatização da companhia e da greve entre 27 e 30 de dezembro. O Governo diz que a venda não vai ser travada.

«Na sequência da proposta do Governo para a criação de um grupo de trabalho, a plataforma de sindicatos apresentou ao Governo um memorando visando a suspensão do processo de privatização e da greve convocada para os dias 27 a 30 de dezembro do corrente ano», informou a plataforma em comunicado enviado às redações, sem acrescentar mais informações.

Por seu lado, e ainda antes da divulgação do comunicado da plataforma de sindicatos, o ministro da Economia, Pires de Lima, garantia que o processo de privatização da TAP vai avançar independentemente da posição da plataforma sindical da transportadora aérea sobre a greve marcada para o final de dezembro.

«Ficou bem claro perante os sindicatos que o Governo não vai abdicar dos seus poderes e que já decidiu sobre esta matéria. Lançámos o projeto de privatização e espero que desta vez o processo seja bem-sucedido», disse o ministro aos jornalistas, em Palmela, antes de ter sido divulgado o comunicado da plataforma de sindicatos.

«Outra coisa são as preocupações dos trabalhadores da TAP, relativamente a alguns interesses, dos sindicatos, das pessoas que trabalham na TAP. E é essa avaliação que nós mostrámos disponibilidade para fazer durante as próximas semanas, a tempo, perfeitamente a tempo, naquilo que considerarmos razoável, de incorporar no caderno de encargos da privatização», acrescentou o governante.

O ministro da Economia reafirmou ainda a convicção de que a privatização é a melhor opção para salvaguardar o futuro da TAP, porque a empresa precisa de «capital e flexibilidade laboral».