Portugal

Panasqueira: Mineiros em greve exigem apoio para mais e melhor saúde

TSF/Amadeu Araújo

Os mineiros convocaram para hoje um dia de greve em luta por melhores salários e reformas. Estes trabalhadores consideram-se, ainda, prejudicados pela alterações que foram feitas no cálculo das reformas, depois de perderem o regime mais favorável que tinham pelo facto de terem uma profissão de desgaste rápido.

Na Panasqueira, onde se extrai sobretudo volfrâmio, as greves têm sempre uma adesão elevada. Mas nesta mina, onde os sindicatos dizem que estão os trabalhadores mais mal pagos do setor, há outras preocupações como o pó branco que se escapa do filão.

Hermínio Gregório é mineiro há 14 anos, a conduzir vagões por entre as tordas. Ele sabe que descer às entranhas da terra traz doenças que para serem tratadas precisam de dinheiro. Nas minas da Panasqueira, todos têm amigos ou familiares que morreram com doenças profissionais. Por isso, o delegado do sindicato dos mineiros, insiste na importância das questões relacionadas com a saúde.

A greve de hoje é também uma jornada de luta por melhores salários. Luís Paulo, mineiro, confessa que os tempos em que os mineiros ganhavam fortunas já lá vão.

Agora, é preciso descer a mil metros de profundidade, durante 8 horas para ganhar pouco mais de 800 euros.

Nas minas da Panasqueira trabalham 390 pessoas.