Portugal

Greve: Não há metro em Lisboa esta quarta-feira

Steven Governo/Global Imagens

O Metropolitano de Lisboa fecha portas porque esta quarta é dia de greve, informou a empresa. A circulação no metropolitano estará suspensa até às 06:30 de quinta-feira.

Não vai haver metro em Lisboa esta quarta-feira e por isso a rodoviária Carris vai reforçar o número de autocarros nos trajetos servidos pelas carreiras 726 (Sapadores-Pontinha), 736 (Cais do Sodré-Odivelas), 744 (Marquês de Pombal-Moscavide) e 746 (Marquês de Pombal-Estação da Damaia), que coincidem com eixos servidos pelo metro.

A greve, convocada por várias organizações sindicais, nomeadamente a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), foca-se sobretudo nos problemas do setor da Exploração Operacional do Metro, que inclui os maquinistas.

«Esta greve tem uma particularidade - é essencialmente contra a degradação das condições de vida e de trabalho dos trabalhadores de uma área específica, que é a área operacional, e portanto contra a redução do número de trabalhadores, contra a falta de operacionais que acabam por provocar dias inteiros com supressões de comboios e com paragens de circulação», disse hoje a sindicalista Anabela Carvalheira.

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa convocaram ainda uma outra greve para a próxima segunda-feira, «em defesa do serviço público da empresa» e pela «resolução dos diversos problemas sociolaborais existentes».