Vida

Grafito: da arte ao ativismo político (em imagens)

Kowitcha era o símbolo da resistência polaca na II Guerra Mundial. Nos anos 80 foi adotado pelo movimento Solidariedade contra o regime comunista. Project Bly

Banksy tornou-os famosos, mas os desenhos em paredes de rua há muito que existem no mundo. Ao longo da história recente, esta «forma de expressão» foi usada como arte ou como protesto político.

A arte de rua está presente em quase todas as cidades do mundo. Do "sarrabisco" a autênticas obras de arte, esta forma de comunicar expandiu-se de forma "quase viral". A proibição de pintar paredes, o desenhar pela "calada da noite" e o anonimato dos seus autores contribuíram, certamente, para esta apetência pelo grafito.

Embora só agora a arte de rua esteja a chamar as atenções , há muito que ela existe. Neste conjunto de imagens podemos vê-la, umas vezes, como pura manifestação artística e, outras vezes, como forma de ativismo político.

Redação