Desporto

Brahimi soma a terceira distinção desde o início da época (vídeo)

LeButeur

A época ainda vai a meio e Brahimi já foi distinguido por três vezes. O último prémio foi entregue ontem. O atleta dos "dragões" foi considerado o melhor jogador argelino de 2014. No Sporting, a reunião entre Bruno de Carvalho não alterou o clima tenso no clube. No Benfica fazem-se contas para uma época com menos objetivos. Estes são alguns temas da revista de imprensa desportiva.

Brahimi é o melhor jogador argelino de 2014. O extremo do Futebol Clube do Porto recebeu ontem o galardão durante uma cerimónia que decorreu em Argel. Franck Ribéry, quando lhe entregou o prémio, destacou o talento e a habilidade de Brahimi. Franco Baresi, que também esteve presente, distribuiu elogios e até aconselhou o seu antigo clube, o Milan, a contratar o jogador dos dragões. Esta é a terceira distinção que Brahimi recebe desde que chegou ao Futebol Clube do Porto no início desta época.

O Jogo e A Bola utilizam a palavra rutura para resumir a situação no Sporting. A Bola fala na saída de Marco Silva e da provável entrada de Vítor Pereira. O antigo treinador do Futebol Clube do Porto é, segundo A Bola, um dos nomes falados em Alvalade. Diz o jornal que uma possível troca a meio da época implica que o sucessor de Marco Silva tenha experiência e conhecimento do futebol português. Ainda segundo a Bola, a reunião de ontem entre o treinador e o presidente leonino terminou mal com os dois ainda mais afastados. O Jogo vai um pouco mais longe e e diz que a reunião, de quatro horas, foi animada no pior sentido. O ambiente foi de grande tensão, a discussão acesa e uma convivência é praticamente insustentável.

Escreve, ainda, o Jogo que as próximas horas são aguardadas com expectativa. A indemnização a que Marco Silva tem direito, caso se sair do Sporting, é um dos fatores que está, segundo o jornal, a travar a quebra de contrato. A indemnização a pagar pelo clube ao técnico é de dois milhões de euros.

No fim deste dia turbulento em Alvalade, foi emitido um comunicado. O Sporting está em "blackout". O clube alega «injustificados e repetidos ataques» por parte de diversos meios e «manipulação de informação sobre o clube» para se remeter ao silêncio. Nem Marco Silva pode falar aos jornalistas.

Antes da restrição, William Carvalho partiu para férias, mas antes, no Aeroporto de Lisboa falou com A Bola e garantiu que a equipa vai dar uma boa resposta quando voltar ao trabalho no dia 29, no jogo contra o Vitória de Guimarães.

A décima quarta jornada está fechada. O Braga recebeu e venceu o Paços de Ferreira, com três golos sem resposta. Com este resultado, o clube minhoto fecha o ano no terceiro lugar da Primeira Liga, com 28 pontos. Para o técnico Sérgio Conceição, estar no pódio é um prémio pela entrega, pela vontade e pela ambição que os jogadores do Braga têm demonstrado.

No Benfica, a ordem do dia é fazer contas. Após a eliminação das competições europeias e da Taça de Portugal, o clube, diz o Record, prepara-se para emagrecer o plantel. Os responsáveis entendem que não é preciso uma equipa tão grande para um leque cada vez mais fechado de provas. O Jogo faz manchete com Pinto da Costa e a tacada na arbitragem. O presidente do Porto diz que no bilhar é mais fácil ganhar porque não há árbitros auxiliares.

Maicon espera ter dupla nacionalidade até ao final da época. O jogador vai dar início ao processo em janeiro. Depois, o futuro é uma folha branca, mas Maicon mostra-se disponível para jogar pela seleção de Portugal, o país, que segundo ele, que lhe deu tudo.

Em Inglaterra, José Mourinho chega ao Natal na liderança do campeonato. O Chelsea venceu o Stoke e mantém a vantagem de três pontos em relação ao Manchester City. Se a tradição se mantiver, o técnico português pode estar a caminho de mais um título de campeão. Lembra o Jogo que sempre que Mourinho chegou à famosa jornada Boxing Day em primeiro lugar, nunca mais o largou.