Chama-se missão "HAVOC" a sigla em inglês que significa "High Altitude Venus Operational Concept". Trata-se de um projeto que prevê a construção de naves capazes de albergar humanos e que ficarão instaladas acima da atmosfera tóxica de Vénus.
O objectivo da NASA é facilitar a exploração de Vénus. Para isso, os cientistas estão a desenvolver um veículo, mais leve do que uma nave espacial, que permita, depois de lançado no espaço, colocar-se acima da atmosfera tóxica daquele planeta e permanecer lá durante um mês.
De acordo com as imagens das NASA, este veículo tem acoplado uma estrutura insuflável, tipo balão a lembrar um zepelim, que ficará instalado acima das nuvens tóxicas de Vénus. Esta estrutura servirá de base ao veículo que o transportou.
[youtube:0az7DEwG68A]
Este veículo passará a usar o "balão" como base para as suas viagens, agora mais curtas, ao planeta. A nave completa poderá permanecer no espaço durante um mês e albergar dois astronautas. O projeto prevê a construção e a colocação de várias naves deste tipo junto a Vénus.
De acordo com os cientistas, a missão HAVOC requer menos tempo do que uma viagem a Marte, um planeta com pressão, densidade e gravidade semelhantes às de Vénus.
Em termos de dificuldades para a concretização deste projeto, a NASA aponta as manobras da nave na descolagem e colocação ao "largo" de Vénus bem como a operação para insuflar o veículo e, por fim. Difícil, para a NASA, é também conseguir uma proteção eficaz dos painéis solares, instalados na nave, que não podem ficar expostos à atmosfera de ácido sulfúrico de Vénus.