Ciência e Tecnologia

Apple envia a sua primeira atualização automática de segurança

Reuters/Petar Kujundzic

Aconteceu pela primeira vez. Os computadores da Apple são tidos como seguros e só são atualizados quando os utilizadores o entendem. Desta vez não. Esta terça-feira a Apple não quis correr riscos e enviou automaticamente para todos os computadores uma atualização de segurança.

«A atualização não tem qualquer dificuldade. Nem é preciso reiniciar a máquina» garante o porta-voz da Apple Bill Evans.

Os especialistas explicam que os problemas detetados e agora corrigidos poderiam ser explorados por hackers de forma a ganharem o controlo à distância dos computadores. É a primeira vez que a Apple opta por nem pedir autorização aos seus clientes para corrigir o sistema operativo. Basta que o computador esteja ligado à internet para ser atualizado.

Os bugs, relacionados com o Network Time Protocol já estavam descritos em publicações da especialidade e foram identificados por engenheiros da universidade Carnegie Mellon e por agentes do Departamento de Segurança Interna norte-americano.

O problema não afeta nem iPhones nem iPads, está apenas ligado aos computadores portateis ou de secretária com o sistema operativo OS X.