Portugal

Cadeia devolve livro enviado por António Arnaut a José Sócrates

Carlos Jorge Monteiro/Global Imagens

O Estabelecimento Prisional de Évora devolveu ao antigo ministro e ex-dirigente do PS António Arnaut o livro "Cavalos de vento" que ele tinha enviado a José Sócrates. O histórico socialista considera que a lei foi violada e vai apresentar queixa.

António Arnaut enviou, em 10 de dezembro, por correio, um livro de sua autoria, a José Sócrates, e hoje foi «surpreendido» ao receber a encomenda, com a indicação de que tinha sido «recusada pelo Estabelecimento Prisional de Évora».

Para António Arnaut, a decisão da cadeia de Évora «ofende os direitos de cidadania do detido [José Sócrates] e a dignidade do remetente, que se identifica» no envelope. O advogado afirma que vai apresentar para «se apurar quem é o responsável». António Arnaut diz ainda que nem «no tempo do fascismo» este tipo de situação lhe aconteceu. Antes do 25 de Abril o ex-dirigente socialista envio livros a prisioneiros políticos e eles foram todos entregues.

O advogado, residente em Coimbra, e fundador do Serviço Nacional de Saúde (SNS), «admitia que o envelope fosse aberto», pelos serviços da cadeia, para verificarem o que continha o seu interior, mas não aceita a decisão de não o entregarem ao destinatário.

«Tratando-se de uma encomenda era natural que a abrissem para verificarem o seu conteúdo», mas a recusa em a entregarem ao recluso «é uma arbitrariedade», sustentou António Arnaut adiantando que vai «fazer queixa a quem de direito», pois «isto não pode ficar impune».