As equipas de busca encontraram hoje destroços do avião no mar de Java e recuperaram pelo menos 40 cadáveres, de acordo com a Marinha indonésia. Para a companhia aérea, as prioridades agora são recuperar os corpos e investigar o acidente.
O Presidente da Indonésia, Joko Windodo, anunciou hoje que foi identificado o local exato onde se despenhou o avião Airbus 320-200 da AirAsia, que se encontrava desaparecido desde domingo com 162 pessoas a bordo.
«Encontrámos o sítio do acidente. Amanhã [quarta-feira] iniciaremos uma operação por ar e por mar mais alargada», disse Widodo, numa conferência de imprensa transmitida pela televisão.
De acordo com a Marinha indonésia, as equipas de busca encontraram hoje destroços do avião no mar de Java e recuperaram pelo menos 40 cadáveres. Widodo agradeceu o esforço realizado por todos os países envolvidos na busca e expressou a sua solidariedade para com os familiares das vítimas.
Para a companhia aérea, as prioridades agora são recuperar os corpos e investigar o acidente.
Após um encontro com o Presidente indonésio, o presidente executivo da AirAsia, Tony Fernandes, adiantou que a recuperação dos corpos deverá terminar quarta-feira se as condições meteorológicas se mantiverem favoráveis.
«A prioridade é trazer todos de volta para Surabaia. A Agência Nacional de Buscas e Resgate está muito confiante de que sabe, mais ou menos, a localização do avião», acrescentou.
A maioria dos familiares está à espera de notificações oficiais no aeroporto de Surabaya, na ilha indonésia de Java, estando outro grupo menor em Singapura.
As autoridades indonésias começaram entretanto a recolher amostras de ADN para agilizar a identificação dos mortos.
Para o diretor executivo da AirAsia, citado pela agência Lusa, «é bastante claro que foi um acidente», mas «é muito cedo para especular», pois não se sabe o que correu mal.
«Amanhã, espero ir ao lugar com algum do meu pessoal-chave, se obtiver a autorização das autoridades», referiu, acrescentando ainda que é igualmente necessário esperar pela informação da caixa negra do avião.
O diretor executivo da maior transportadora aérea de baixo custo da Ásia manifestou «plena confiança» na sua equipa de aviação e lembrou que o piloto que liderava o voo «era extremamente experiente», «veio da Força Aérea» e conhecia bem a zona de Surabaia.
Tony Fernandes voltou a assegurar que não fugirá das suas responsabilidades, no que diz respeito a indemnizar as vítimas, mas primeiro quer «ter um relatório completo da investigação».
Até lá, a AirAsia irá providenciar alguma assistência financeira aos familiares, garantiu, preferindo não avançar mais detalhes por agora, sendo que nos próximos «um ou dois dias» debruçar-se-á sobre o assunto.