Ciência e Tecnologia

Nasa vai reprogramar sonda Opportunity para curar "amnésia"

NASA

A sonda Opportunity, que explora Marte há mais de uma década, está com problemas de memória, de acordo com a Nasa. A memória electrónica falha constantemente.

O veículo de seis rodas tem reiniciado constantemente e de forma inesperada o seu sistema operacional. Os cientistas acreditam que o longo tempo de uso está a afetar a memória eletrónica.

John Callas, diretor de projeto da Nasa, explicou em entrevista à Discovery News que, como qualquer computador, o Opportunity tem dois tipos de memória. A memória não-volátil é como o disco rígido de um PC: mantém as informações guardadas mesmo quando o a sonda é desligado, o que é ideal para armazenar dados a longo prazo.

Já a memória volátil funciona como a memória RAM de um computador. É possível aceder mais rapidamente, mas, quando a máquina desliga perdem-se todos os dados.

A falha ocorre na memória não-volátil, quando o robô tenta salvar dados de telemetria. O Opportunity guarda, então,as informações na memória volátil, mas estas perdem-se quando desliga. Esta sonda já percorreu quase 42 quilómetros em Marte.

O problema está a agravar-se, porque sempre que há uma falha de memória, a sonda reinicia e, às vezes, perde a comunicação com o centro de controlo da agência espacial norte-americana.

Mas os cientistas já têm um plano, vão tentar "hackear" o software do Opportunity para corrigir a falha, ao fazer com que ele ignore a parte com defeito da sua memória.