A TSF escutou a opinião deste especialistas na área da Educação. Reitores adiam reação para final da semana. Ministério da Educação ainda não se pronunciou.
Santana Castilho, especialista na área da Educação, e uma das primeiras vozes contra esta prova de avaliação, ainda no tempo da ministra Maria de Lurdes Rodrigues no governo PS, disse à TSF que não acredita num recuo do governo.
Santana Castilho, ligado à formação de professores, defende, tal como o parecer, que sejam criados mecanismos de controle da qualidade dos mestrados de ensino. Para este especialista, a lei em vigor não pode ser esquecida pelo ministro Nuno Crato.
A TSF procurou ouvir a opinião de Maria de Lurdes Rodrigues, mas a antiga ministra da Educação nos governos de José Sócrates, preferiu não fazer qualquer comentário.
O presidente do Conselho de Reitores admitiu que esta questão, da formação dos docentes, poderá ser analisada numa reunião agendada para a próxima sexta-feira. Remete, por isso, qualquer reação para essa altura.
O Ministério da Educação, contactado desde ontem à noite pela TSF, ainda não se pronunciou sobre o parecer do Conselho Científico do Instituto de Avaliação Educativa.