Desporto

Platini: «Ronaldo é um fenómeno»

Eric Gaillard/Reuters

O elogio do presidente da UEFA ao futebolista português, o jogador multado por fumar no balneário, a contratação de Vítor Pereira pelo Olympiakos e o 30º aniversário da morte de José Maria Pedroto, são temas da revista de imprensa desportiva.

Michel Platini diz que Cristiano Ronaldo «é um autêntico fenómeno».

Apesar do elogio, o presidente da UEFA não mudou de opinião. Continua a defender que este ano a Bola de Ouro deve ir para um jogador alemão porque Ronaldo e Portugal «não brilharam» no Mundial.

Em entrevista ao jornal "Record", Platini considerou que Portugal tem dado ao futebol «alguns dos seus mais brilhantes protagonistas». Para além de Ronaldo, mencionou os nomes de Eusébio, Figo e Rui Costa.

Vitor Pereira, adiantou ontem a RTP, será o próximo treinador do Olympiakos. O treinador que ganhou dois campeonatos com o FC Porto, já estará no banco da equipa grega no próximo domingo, escreve "A Bola". O português vai substituir o espanhol Michel que foi despedido ontem à tarde. O contrato, segundo "O Jogo", terá a duração de duas épocas e meia.

O Olympiakos ocupa , nesta altura, a segunda posição do campeonato. Tem menos um ponto do que o PAOK.

Os jornais lembram hoje José Maria Pedroto a propósito dos 30 anos da sua morte.

Num texto publicado no "Jornal de Notícias", Pinto da Costa afirma que Pedroto «foi uma pessoa muito importante na história do futebol», mas «foi sobretudo um homem de grande caráter e grandes causas».

O Rio Ave é a primeira equipa apurada para as meias-finais da Taça de Portugal. A jogar em casa os vilacondenses bateram o Gil Vicente por 5-2.

Esta noite, o Sporting recebe o Famalicão do Campeonato Nacional de Seniores. O "Record" afirma que Marco silva vai mudar meia equipa no jogo da Taça.

Antes, às 19:00 o Sporting de Braga joga no Minho com o Belenenses.

Em Espanha, o jornal "Sport" adianta que o treinador do Barcelona pretendia instaurar um processo disciplinar a Messi por causa da ausência no treino da última segunda-feira. A ideia acabou por não se concretizar porque Xavi, Iniesta e Busquets convenceram Luis Enrique. Os três jogadores avisaram que essa atitude só iria agravar a instabilidade que se vive no clube.

O jornal "Marca" revela que o presidente do Barcelona já estará a estudar o mercado para o caso de ter de tomar uma decisão rápida. Acrescenta que se tiver de escolher entre o treinador ou Messi, o presidente do Barcelona vai proteger o argentino.

O "El Mundo" adianta que Luis Enriqe já foi avisado que tem de melhorar as relações com Messi e melhorar a prestação da equipa.

Jonathan Rodríguez continua nas páginas da imprensa desportiva portuguesa. Há semanas que têm sido noticiadas as negociações entre o Benfica e o Peñarol. Agora o "Record" afirma que o Benfica acredita que o avançado uruguaio já não foge.

"O Jogo" diz que o Peñarol tem também uma proposta de um clube do Catar, mas Jonathan prefere o Benfica. O acordo entre clube e jogador , segundo "O Jogo", «é total».

Enzo Pérez escreveu uma mensagem na Internet para se despedir dos adeptos do Benfica. O argentino diz que viveu «três anos e meio fantásticos» e que sente «tristeza por sair» porque o Benfica é a sua casa.

O guarda-redes do Arsenal foi "apanhado" a fumar no balneário pelo treinador Arsène Wenger. A imprensa inglesa conta que após a derrota no terreno do Southampton, Wenger encontrou Wojciech Szczesny a fumar no chuveiro. O polaco terá agora de pagar uma multa de 25 mil euros.

Recentemente, Wenger criticou publicamente outro jogador da equipa, Wilshere, por fumar.