Artes

Estreia de Jon Stewart na realização chega aos cinemas (vídeos)

«Rosewater - Uma Esperança de Liberdade», de Jon Stewart DR

«Rosewater - Uma Esperança de Liberdade» marca a estreia de Jon Stewart, o popular anfitrião do programa "Daily Show", na cadeira de realizador. O filme é baseado no livro «Then They Came For Me», onde o jornalista Maziar Bahari relata o que se passou quando se tornou um preso político no Irão.

Esta é uma história que Jon Stewart tinha de contar. A realização ainda esteve quase a ir parar a outras mãos, mas questões de agenda levaram o apresentador a assumir a realização.

Esta é uma história que Jon Stewart tinha de contar porque, por um acaso, ficou diretamente relacionado com ela. Tudo aconteceu em 2009, quando o correspondente do programa "Daily Show", Jason Jones, fez uma entrevista ficcionada ao jornalista irano-canadiano Maziar Bahari.

Maziar Bahari, residente em Londres, tinha regressado a Teerão, a sua terra natal, para entrevistar Mir-Hossein Mousavi, líder da oposição ao presidente na altura. Quando Mahmoud Ahmadinejad vence as eleições, Bahari divulga imagens dos protestos que enchem as ruas e é preso pelas autoridades, acusado de espionagem.

[youtube:k2D7TyCKOC0]

Uma das provas contra o jornalista é justamente a entrevista ficcionada do "Daily Show". Maziar Bahari ficaria preso durante 118 dias, vendado, alvo de inúmeros interrogatórios por parte de um homem desconhecido, mas cujo perfume lhe ficaria marcado para sempre na memória. O senhor "Rosewater" ("água de rosas").

«Rosewater - Uma Esperança de Liberdade» é baseado no livro do próprio Maziar Bahari, intitulado «Then They Came For Me: A Family's Story of Love, Captivity, and Survival». Apesar da relação entre a entrevista do "Daily Show" e a sua detenção, o jornalista não guardou rancor a Jon Stewart. Aliás, colaborou no argumento do filme e foi consultor durante a rodagem.

[youtube:7-WCZQLuMO4]