Um filme, uma cena foram suficientes para deixar Anita Ekberg no imaginário cinéfilo. A atriz sueca, estrela do filme «La Dolce Vita» («A Doce Vida»), de Federico Fellini, faleceu hoje aos 83 anos de idade, perto de Roma, noticiam meios de comunicação social italianos.
De acordo com a página na Internet do jornal "La Repubblica", Anita Ekberg, descrita como uma «musa de Fellini», morreu numa clínica em Rocca di Papa, a cerca de 30 quilómetros de Roma.
Anita Ekberg nasceu em 1931 em Malmo e era a sexta de oito irmãos. Antiga miss Suécia e 'pin-up' dos anos 1950, Anita Ekberg começou a carreira de atriz em Hollywood em filmes protagonizados por Dean Martin, Jerry Lewis e John Wayne.
Recebeu o Globo de Ouro pelo melhor desempenho feminino em «Blood Alley» («Aldeia em Fuga», de 1955), de William A. Wellman. Depois foi para Itália onde participou em mais de 20 filmes.
Uma das maiores imagens de marca da atriz é o célebre banho que tomou na Fontana di Trevi, um dos locais emblemáticos de Roma, no filme «La Dolce Vita», de 1960.
[youtube:3o15UTomYsc]
Em 2011, foi noticiado que Anita Ekberg havia recorrido à fundação do cineasta italiano Federico Fellini para pedir ajuda financeira. A atriz vivia então num lar de idosos perto de Roma, e deslocava-se numa cadeira de rodas, devido a uma fratura do fémur.