Artes

Consegue identificar um quadro falso? O desafio é de uma galeria londrina (vídeo)

Dulwich Picture Gallery

A Dulwich Picture Gallery, no sul de Londres, quer desafiar o público a distinguir uma obra de arte original de uma cópia. Encomendou a um estúdio de arte chinês uma reprodução de uma pintura a óleo, cujo nome ainda não foi revelado, e vai expô-la como um original a partir de 10 de fevereiro.

Tudo faz parte de uma iniciativa coordenada pelo artista Doug Fishbone, intitulada "Made in China".

Fishbone espera que esta experiência levante questões sobre a natureza e a importância de uma obra de arte original. «No Ocidente, vemos réplicas como algo problemático, falso. Na China, a noção de copiar objetos culturais é vista de forma totalmente diferente", explica o norte-americano.

Para o diretor da galeria, Ian Dejardin, a iniciativa vai levar o público a olhar arte de uma forma diferente.

[youtube:QS2-DNt0hfo]

A escolha da China não foi por acaso. A região sul do país é a "campeã mundial" da reprodução em massa de obras de arte. Os estúdios da cidade de Dafen, por exemplo, produzem e exportam cinco milhões de cópias de obras de arte por ano.

O nome do quadro misterioso será divulgado em abril pela Dulwich Gallery. A pintura será exposta no meio da coleção permanente da galeria, que conta com 270 quadros, incluindo obras de mestres como Rembrandt.

A obra vai estar exposta durante três meses.

Redação