Os diretores das escolas debatem hoje em Santarém a municipalização das escolas. A TSF ouviu duas associações que se queixam de falta de diálogo sobre o processo de transferência de competências na área da educação.
Manuel Pereira da Associação Nacional de Diretores Escolares lamenta que o assunto tenha sido «debatido nas costas dos professores» e Filinto Lima, da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, confessa: «muito me admira que os diretores não tenham sido escutados pelo Ministério». A falta de diálogo sobre a transferência de competências para os municípios na área da educação é sublinhada pelas duas associações ouvidas pela TSF.
Filinto Lima admite que transferir competências relacionadas com o transporte, a ação social e a gestão dos edifícios escolares «pode não ser descabido», mas este dirigente já considera negativo que matérias como a gestão do pessoal docente e dos currículos passem para as mãos das câmaras municipais.
Manuel Pereira alerta para os riscos de existir uma dupla tutela. Diz que pode aumentar o ruído e «gerar complicações». Este dirigente acrescenta ainda que não conhece nenhum estudo que sustente esta transferência de competências.