O anúncio foi feito pela Ministra das Finanças, esta manhã. Maria Luís Albuquerque está a ser ouvida, no Parlamento, na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública.
Portugal vai avançar com o pedido formal para o pagamento antecipado dos empréstimos que foram contraídos junto do Fundo Monetário Internacional. A notícia foi confirmada pela ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, que está esta manhã numa audição na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública.
A governante, que está hoje a ser ouvida na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública, disse que o Estado acumulou «um montante de reservas de liquidez muito significativo» que permite «enfrentar com muita tranquilidade» eventuais dificuldades futuras.
Por isso, e tendo em conta aquilo que Maria Luís Albuquerque disse ser uma «situação de normalização do acesso ao mercado", Portugal "está em condições e vai iniciar os procedimentos necessários para o reembolso antecipado ao FMI».
De acordo com o calendário de amortizações de dívida direta do Estado do IGCP -- Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, Portugal começa a reembolsar o montante emprestado pelo FMI em 2015, estando prevista a amortização de 500 milhões de euros do envelope financeiro total de 26,91 mil milhões de euros concedido pelo Fundo.