O porta-voz da Associação dos Lesados Novo Banco diz que cerca de 200 clientes, vão hoje manifestar-se em frente à sede da instituição em Lisboa. São clientes que subscreveram papel comercial aos balcões do antigo Banco Espírito Santo e que anda não foram reembolsados.
Há seis meses que os antigos clientes do BES esperam receber o dinheiro a que têm direito, mas até agora a verba não foi desbloqueada. Ricardo Ângelo, porta-voz deste grupo, lembra que estes clientes foram incentivados, pelo BES, a comprar, sem o seu conhecimento, dividas de empresas sob a forma de depósitos a prazo, fruto de poupanças de uma vida, e que até agora não foram reembolsados.
Esta manifestação serve, por isso, para apelar ao Novo Banco, à Comissão de Mercado e Valores Mobiliários e ao Banco de Portugal para, de uma vez por todas, resolver a situação.
A Associação dos Lesados Novo Banco diz que nesta manifestação deverão participar entre 150 a 200 pessoas. Um número que fica aquém das expectativas, mas que decorre do facto de muitos dos participantes «terem recebido ameaças anónimas "aconselhando-os" a não participar».
Ricardo Ângelo salvaguarda «não associa este tipo de ações ao Novo Banco, mas a alguns gestores que estejam comprometidos». O responsável pela Associação afirmou ainda que «muitas dessas ameaças estão gravadas nas caixas de correio de alguns telemóveis pelo que deverá ser apresentada uma queixa às autoridades competentes».