Saúde

Idosos abandonados em lares continuam a ocupar camas para doentes com gripe

Global Imagens

É uma das metas da Direção Geral de Saúde para dar resposta à gripe mas ainda não está em andamento. Os idosos abandonados nos hospitais deviam ser transferidos para lares libertando camas para os doentes com gripe. A ideia era acelerar esse processo e a relação com os lares da Segurança Social mas continua a ser difícil arranjar vaga em lares para os idosos abandonados nos hospitais.

Lino Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), explica em declarações à TSF que há um acordo que está a ser assinado com a Segurança Social. O problema é que só deve estar pronto em abril.

Nesse acordo, o que está em cima da mesa é uma relação direta entre hospitais e lares. Atualmente, os idosos abandonados nas macas, com alta, vão para os lares das IPSSs através da Segurança Social. Um processo que ao que explica Lino Maia, fica muitas vezes parado por falta de vagas.

Também Marta Temido, a presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares, diz que não há sinais de mais rapidez na colocação destes idosos nos lares. A responsável conta que os hospitais apenas foram contactados pelo Ministério da Saúde para saber quantos casos tinham de idosos abandonados. Marta Temido sublinha até que a falta de vagas se agravou ultimamente.