O PSD defende que o objetivo para défice em 2014 vai ser cumprido e é um bom indício para o cumprimento da meta estabelecida para este ano e para uma futura redução de impostos.
Esta posição foi assumida pelo deputado do PSD Duarte Pacheco, em declarações aos jornalistas, na Assembleia da República, em reação aos dados da execução orçamental hoje divulgados pela Direção Geral do Orçamento.
De acordo com Duarte Pacheco, «isto também é um bom cartão de visita para o presente ano, porque se o défice foi alcançado em 2014", então "mais facilmente é alcançada a meta do défice para 2015».
«E conseguindo em 2015 também cumprir os nossos objetivos, Portugal sai do procedimento por défice excessivo e automaticamente pode beneficiar de todos os mecanismos europeus, retoma a plenitude da sua liderança política e económica e por aí podemos caminhar de uma forma definitiva para uma redução de impostos, que é aquilo que todos nós desejamos», completou.
Relativamente ao défice de 2014, o deputado do PSD disse que «Portugal cumpriu de uma forma muito eficaz, superando mesmo os objetivos» fixados, «dois terços por redução de despesa e um terço pelo aumento da receita».