Portugal

Da Covilhã a Évora por José Sócrates

Estabelecimento Prisional de Évora Lusa/Nuno Veiga

Dezenas de amigos de José Sócrates fazem esta tarde uma marcha lenta e silenciosa junto ao Estabelecimento Prisional de Évora para dizer ao preso preventivo número 44 que não está sozinho.

Dois autocarros com cerca de uma centena de pessoas saíram esta manhã, pelas 09h00, da Covilhã com destino a Évora. São amigos de José Sócrates que não se conformam com a prisão preventiva do antigo primeiro-ministro. Cada pessoa pagou 12 euros pela viagem.

Passaram já 60 dias desde que o ex-governante foi detido e um amigo de José Sócrates, o empresário José António Pinho, teve a ideia de organizar esta "excursão" para deixar uma mensagem ao ex-primeiro-ministro.

«Vou para lhe dizer unicamente "eu estou contigo independentemente daquilo que possa acontecer. Dou a cara por ti e venho trazer o meu abraço fraterno da cidade onde tu cresceste, onde foste acarinhado e onde as pessoas te consideram como homem e como amigo"», explicou o empresário à TSF.

Para além das cerca de 100 pessoas vindas de autocarro da Covilhã, há muitas dezenas, talvez centenas, garante o empresário, que já confirmaram que vão até Évora de outras zonas do país.

José António Pinho tem a esperança de poder visitar José Sócrates esta tarde, mas antes disso será realizada uma marcha lenta e silenciosa em Évora.

«O nosso plano é simples. É juntarmo-nos na Rotunda de Ícaro pelas 14h00 e às 15h15 partirmos em marcha silenciosa para sermos recebidos às 15h30 na cadeia onde o cidadão José Sócrates está há longos 60 dias preso», esclareceu.

A 21 de novembro, o antigo líder do PS foi detido e, após interrogatório judicial, ficou em prisão preventiva, por o juiz considerar existir perigo de fuga e de perturbação da recolha e da conservação da prova.

José Sócrates está indiciado dos crimes de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada num processo que envolve outros arguidos, incluindo o empresário e seu amigo Carlos Santos Silva, também em prisão preventiva.