Vida

Quinta das Bágeiras, na Bairrada eleita produtor do ano

TSF/ Miguel Midões

Já são conhecidas as distinções da revista Wine - A essência do Vinho para os melhores de 2014. Todos os anos, a revista distingue, produtores, sommeliers, enólogos e personalidades da área vitivinícola.

O produtor que mais se destacou ao longo do ano passado é da Bairrada e junta esta distinção a outras já obtidas, como o melhor produtor do ano atribuído pela revista de Vinhos, e uma Comenda concedida pelo Presidente da República, Cavaco Silva.

É com paixão que, do coração da Bairrada, saem vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes, para vários países da Europa, mas também para o Brasil e Califórnia.

Mário Sérgio, o produtor das Quinta das Bágeiras, distinguido pela Wine, confessa com algum prazer que, da Fogueira, em Sangalhos, saem espumantes para beber na região francesa de Champagne. «Numa brincadeira, por ter colocado os meus vinhos no restaurante Le Berço, de um amigo meu, acabei por conhecer alguns consumidores, que gostaram dos meus espumantes. Já vendi, pelo menos, 600 caixas de espumante rosé».

A Bairrada renasce na paisagem nacional de vinhos, muito por causa da insistência de produtores como Mário Sérgio em espremer o que de melhor tem a região: a sua casta, que é única, a baga. «Nos meus rótulos, quando era difícil vender Bairrada, sempre lá tive bem vincado o nome da região. Sempre apostei na sua casta mais emblemática, a baga. Têm aparecido projetos de grande qualidade na região e estamos a trabalhar muito melhor», esclarece.

De cada produto enchem, em média, 120 mil garrafas. Algumas vão ser acondicionadas na bagagem para Londres e serão dadas a provar a Robert Parker. O renomado crítico de vinhos internacional que «há três ou quatro anos se recusava a provar os vinhos da Bairrada». Mário Sérgio adianta que «ser ele a convidar-nos a ir a Londres, é motivo de grande orgulho para todos nós».

Mário Sérgio quer manter-se como um produtor pequeno, de qualidade. Mas, a procura obriga a que 2015 seja ano de ampliação da atual cave da Quinta das Bágeiras.

A Quinta das Bágeiras produz, além dos vinhos e espumantes, outros subprodutos da vinificação, como vinagre, aguardentes e será lançado este ano no mercado um abafado.

Redação