O ministro do Emprego, Pedro Mota Soares, desvalorizou hoje a subida da taxa de desemprego no quarto trimestre, salientando que 2014 encerrou com um nível «bastante abaixo» do registado no início do ano.
«Pela primeira vez temos uma descida do desemprego no final do ano. [...] Há uma descida consolidada», disse o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social numa declaração aos jornalistas em Lisboa, após terem sido divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) as estatísticas do emprego.
Superior em 0,4 pontos percentuais (p.p) face ao trimestre anterior, a taxa de desemprego de outubro a dezembro de 2014 aumentou após seis trimestres consecutivos de taxas de variação trimestral negativas, tendo sido inferior em 1,8 p.p. à do trimestre homólogo de 2013.
No entanto, o ministro recusa qualquer inversão da tendência da taxa de desemprego e invoca a «normal» sazonalidade do emprego para explicar o aumento da taxa de desemprego no último trimestre. «A taxa de desemprego ficou abaixo dos 14%» no final do ano passado, salientou Pedro Mota Soares, enaltecendo a taxa de desemprego que ficou «bastante abaixo» da registada no inicio do ano.
O governante destacou ainda as 130 mil pessoas que saíram em 2014 da situação de desemprego e considerou os números hoje anunciados pelo INE uma «boa notícia» e um sinal de «esperança» para todos os portugueses que continuam desempregados.