Três projetos portugueses, um desenhado para a China por Siza Vieira, outro em Portugal pelo ateliê Spaceworkers, e outro em Cabo Verde pelo ateliê OTO, estão entre os vencedores do Prémio Internacional Archdaily Building of the Year 2015.
Eram 3 mil os candidatos a melhor edifício do ano dos quais 70 passaram a finalistas. Entre eles estavam nove projetos com assinatura portuguesa. Nesta noite de quinta-feira ficou a saber-se que três dos projetos lusos estão entre os vencedores.
A iniciativa é do portal Arch Daily, que, com mais de 350 mil visitantes diários, elege a partir da votação online os melhores projetos de arquitetura do ano. São escolhidos cinco finalistas por cada uma das 14 categorias a concurso.
Os projetos portugueses venceram nas categorias de Escritório (Álvaro Siza Vieira e Carlos Castanheira), Arquitetura Cultural (ateliê OTO para Cabo Verde), e Casas (Sambade, do ateliê Spaceworkers).
Nesta galeria de imagens damos a conhecer os nove projetos nacionais, entre eles os vencedores, nas categorias: casas, moradias, hospitalidade, remodelação, escritórios e arquitetura cultural.