Música

Bob Marley e a cultura rastafari vivem na Serra da Lousã

TSF/Miguel Midões

Bob Marley faria hoje 70 anos. As suas canções e a sua mensagem continuam bem vivas, nomeadamente junto dos que seguem a cultura rastafari: muito mais do que um movimento social e religioso, é uma filosofia de vida.

Na Serra da Lousã, no lugar da Fonte Longa, a TSF encontrou uma família que vive os dias junto da natureza e ao som do reggae.

Jalu assume-se como um "rastaman": vive o espírito do rastafarianismo,um movimento religioso, que surgiu na Jamaica nos anos 20.

É ao reggae que vai buscar sustento para o dia-a-dia vivido em Fonte Longa, no interior do concelho de Vila Nova de Poiares. Depois, come o que a terra dá - uma filosofia de vida que, para Jalú, só é possível no campo, longe daquilo a que chama de energias negativas.

É também nas cidades que se pode encontrar o maior número de "rastafriends"... Mas, ser "rastaman" é bem mais do que ter rastas no cabelo. Aliás, explica Jalú, as rastas nem sequer são precisas.

A filosofia do rastafarianismo está presente em todas as músicas que canta, paz, amor e Justiça, lemas cantados na voz de Jalu, nos One Love Family.