A pintura "Nafea Faa Ipoipo", de Paul Gauguin, transformou-se na mais cara aquisição conhecida, depois de um comprador do Qatar ter dado por ela 263,3 milhões de euros, noticia hoje o jornal americano The New York Times.
A obra, datada de 1892, integra a série de mulheres do Tahiti que o pintor francês retratou na fase mais célebre da sua carreira.
A obra, cujo título quer dizer, na língua da ilha da Polinésia Francesa, "Quando te casarás?", fez parte da coleção do Museu das Belas Artes de Basileia (Kunstmuseum) durante mais de 50 anos, mas estava há anos nas mãos de um colecionador privado suíço.
A venda do quadro a um comprador do Qatar foi confirmada pelo intermediário Rudolf Staechelin, que trabalhou na casa de leilões Sotheby's e se tem dedicado a transacionar obras dos períodos impressionista pós-impressionista.
Até agora, o quadro mais caro que se saiba ter sido vendido era "Os jogadores de cartas", de Paul Cézanne, também comprado no Qatar, pela Casa Real, mas por 219,4 milhões de euros, em 2012.