Artes

Sam Smith e Beck arrasam na 57.ª edição dos prémios Grammy (vídeo)

REUTERS/Mike Blake

Sam Smith e Beck foram os grandes vencedores da 57.ª edição dos prémios Grammy, celebrada em Los Angeles, arrecadando juntos seis dos principais galardões.

O disco de Beck "Morning Phase" venceu na categoria de Álbum do Ano e de Melhor Álbum de Rock. Sam Smith derrubou a banda HAIM e conquistou o prémio de Artista Revelação do Ano, além de conseguir também galardões com a sua música "Stay With Me" (Canção do Ano e Gravação do Ano).

[youtube:Ysg2h_V-YF8]

Smith foi também vencedor na categoria de Melhor Álbum Pop com o disco "In the Lonely Hour".

«Quero agradecer à pessoa por quem me apaixonei. Obrigada por me partires o coração no ano passado, porque me fizeste ganhar quatro Grammy», disse Smith no seu discurso de agradecimento pelo prémio de Gravação do Ano.

[youtube:E4lYxIr72-4]

Já Beck deixou agradecimentos aos seus filhos por «se manterem acordados mais tempo que o habitual», já que o disco foi produzido maioritariamente em casa do artista californiano.

O quarto álbum de St. Vincent, com o mesmo nome, ganhou o prémio de Melhor Álbum Alternativo, deixando para trás Jack White, Arcade Fire e Alt-J.

Kendrick Lamar conquistou os galardões de Melhor Canção Rap e Melhor Performance Rap com a música "i", ficando à frente de artistas como Kanye West, Drake e Childish Gambino. O disco "The Marshall Mathers LP2" de Eminem venceu o Melhor Álbum de Rap.

A popular canção de Pharrell Williams, "Happy", conquistou o prémio de Melhor Performance Vocal Pop e de Melhor Videoclip. Pharrell venceu também na categoria de Melhor Álbum Contemporâneo Urbano com "G I R L".

Beyoncé conseguiu três prémios: Melhor Performance R&B, Melhor Canção R&B (Drunk in Love) e Melhor Som "Surround" num Álbum.

Redação