Economia

CDS: Dados mostram que 2014 foi «ano de viragem» e são «bom sinal» para 2015

Nuno Magalhães Global Imagens

O líder parlamentar do CDS, Nuno Magalhães, afirmou hoje que a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) confirma que 2014 foi «um ano de viragem» e antecipa «uma trajetória de crescimento» em 2015.

«Estes dados vão ao encontro do que o CDS sempre disse, que 2014 era um ano de viragem, em que terminaríamos o programa de assistência no prazo e no momento certos e ao mesmo tempo o ano em que Portugal começaria a crescer», afirmou o dirigente centrista no parlamento.

Na opinião de Nuno Magalhães, os dados do INE «vêm confirmar que Portugal ao fim de quatro anos volta a crescer» e «fá-lo em coerência com a média da União Europeia». O deputado do CDS-PP considerou ainda que o facto de «o último trimestre de 2014 ser aquele em que se cresceu mais» é «um bom sinal para 2015».

«Cremos que 2015 vai ser um ano em que Portugal vai continuar esta trajetória de crescimento para que possa criar emprego e com isso continuar o percurso de descida do desemprego, a maior fratura social do país», declarou.

O Produto Interno Bruto (PIB) registou um aumento homólogo de 0,7% no quarto trimestre de 2014 e de 0,9% no conjunto do ano passado, segundo a estimativa rápida do INE, hoje divulgada. No terceiro trimestre do ano passado, o PIB tinha registado um aumento homólogo superior, de 1,1%.

Redação