Mundo

Partido de Merkel sofre derrota pesada em Hamburgo

Angela Merkel Reuters

Nas eleições regionais de Hamburgo, os conservadores (CDU), de Angela Merkel, perderam seis por cento dos votos. Os resultados, ainda provisórios, também não agradaram aos vencedores, os sociais-democratas alemães (SPD), pois perderam a maioria absoluta.

O SPD do presidente da câmara Olaf Scholz, que detinha a maioria absoluta no parlamento desde 2011, vence com 45,7% dos votos, seguido com ampla distância pelo partido de Angela Merkel. O partido vencedor, agora sem maioria absoluta, deve coligar-se com os verdes.

Apesar de liderarem as intenções de voto nas sondagens a nível nacional, os conservadores da CDU tiveram a pior derrota de sempre em Hamburgo. No tradicional reduto do SPD, o partido da chanceler alemã não foi além dos 16% dos votos.

Os verdes conquistaram 12,2%, o Linken tem 8,5%, o FDP obteve 7,4% e o jovem partido anti-euro, o AfD conseguiu 6,1%.

Um resultado que mostra que o partido criado há apenas dois anos está a conseguir aproveitar o descontentamento dos contribuintes alemães que acreditam ser os grandes fornecedores de dinheiro da Europa, condenados a pagar as contas dos países em crise de desenvolvimento.

A cidade de Hamburgo é a segunda maior cidade alemã, com 1,8 milhões de habitantes.

Redação