Nas eleições regionais de Hamburgo, os conservadores (CDU), de Angela Merkel, perderam seis por cento dos votos. Os resultados, ainda provisórios, também não agradaram aos vencedores, os sociais-democratas alemães (SPD), pois perderam a maioria absoluta.
O SPD do presidente da câmara Olaf Scholz, que detinha a maioria absoluta no parlamento desde 2011, vence com 45,7% dos votos, seguido com ampla distância pelo partido de Angela Merkel. O partido vencedor, agora sem maioria absoluta, deve coligar-se com os verdes.
Apesar de liderarem as intenções de voto nas sondagens a nível nacional, os conservadores da CDU tiveram a pior derrota de sempre em Hamburgo. No tradicional reduto do SPD, o partido da chanceler alemã não foi além dos 16% dos votos.
Os verdes conquistaram 12,2%, o Linken tem 8,5%, o FDP obteve 7,4% e o jovem partido anti-euro, o AfD conseguiu 6,1%.
Um resultado que mostra que o partido criado há apenas dois anos está a conseguir aproveitar o descontentamento dos contribuintes alemães que acreditam ser os grandes fornecedores de dinheiro da Europa, condenados a pagar as contas dos países em crise de desenvolvimento.
A cidade de Hamburgo é a segunda maior cidade alemã, com 1,8 milhões de habitantes.