Política

Primeiro-ministro defende criação de Fundo Monetário Europeu e saída do BCE da troika

O primeiro-ministro defendeu hoje a criação de um Fundo Monetário Europeu e a saída do Banco Central Europeu da troika defendendo que, no futuro, se poderá dispensar também a intervenção do Fundo Monetário Internacional nesta instância.

No debate quinzenal na Assembleia da República, no período em que era questionado pelo CDS-PP, Pedro Passos Coelho fez questão de responder a perguntas anteriores do líder parlamentar do PS, Ferro Rodrigues, sublinhando que «a experiência de funcionamento de troika deixou muitas lições para futuro e o Governo português tem vindo a tirá-las e já as comunicou também» nas instâncias internacionais.

«Por exemplo, ainda no último Conselho Europeu tive a oportunidade de dizer que era importante que pudesse ser criado o Fundo Monetário Europeu que viesse a absorver o Mecanismo Europeu de Estabilidade», disse.

Para Passos Coelho, «há efetivamente um conflito de interesses no BCE [Banco Central Europeu], que não pode estar a desenvolver programas que podem envolver a compra de dívida soberana de um determinado país e estar ao mesmo tempo sentado à mesa das negociações com esse país a estabelecer as condições de emissão da própria dívida».

«Há uma incompatibilidade, é preciso tirar o BCE da troika», defendeu.