O Primeiro-Ministro deixou esta tarde um recado para os Estados Unidos da América, a propósito da Base das Lajes. Passos Coelho espera que da parte de Washington haja o cuidado que «velhos aliados» devem manter na forma como tratam assuntos com interesse comum.
«Pretendemos que na solução deste problema exista o cuidado que velhos aliados devem manter na forma como tratam assuntos que têm interesse comum. E, como referi, apesar de haver uma decisão que só pode competir ao Governo dos Estados Unidos da América, na verdade, os seus efeitos repartem-se entre os Estados Unidos da América e Portugal», afirmou Pedro Passos Coelho.
O Primeiro-Ministro fez este alerta perante uma plateia de legisladores luso-americanos, que estão de visita a Portugal. Pedro Passos Coelho fez um pedido aos políticos luso-americanos:
que se esforcem para sensibilizar o poder norte-americano, para os impactos da redução da presença militar na Base das Lajes, na Ilha Terceira.
Palavras de Pedro Passos Coelho, esta tarde, durante um almoço de "Diálogo entre legisladores americanos e portugueses", na Fundação Luso-Americana