Portugal

As obras do túnel do Marão (em imagens)

A TSF visitou as obras do túnel do Marão três meses depois do seu reinício. Neste espaço de tempo o túnel avançou mais 1200 metros e os responsáveis da Estradas de Portugal acreditam que os prazos serão cumpridos. A obra estará concluída no final deste ano.

No túnel do Marão, que terá no final da obra 6 quilómetros de extensão, um dos maiores da Península Ibérica, trabalham nesta altura cerca de 400 pessoas.

Depois de uma paragem de 42 semanas, os trabalhos decorrem a bom ritmo. Por dia, em média, são escavados 18 metros. Até que as duas bocas se unam, os técnicos calculam que será ainda necessário provocar mil explosões.

Mesmo com apertadas regras de segurança, ninguém esconde que não é possível evitar todos os acidentes. Há, de resto, junto a uma das entradas do túnel, um contador que assinala os dias consecutivos sem acidentes (33 quando a TSF esteve no local). Para além do cumprimento das regras, alguns trabalhadores pedem ainda proteção divina. Para esse efeito foi colocada uma imagem de Santa Bárbara no túnel.

A escavação do túnel com quase 6 quilómetros de comprimento provoca a movimentação de 400 mil metros cúbicos de terra e rocha e para proteger o ambiente foram implementadas medidas como a limpeza da estrada que todos os dias é percorrida por dezenas de camiões, a construção de uma estação de tratamento de água e de uma estrutura para receber os milhares de metros cúbicos de terra e rocha retirados da serra.

Reportagem fotográfica de Joaquim Ferreira

Redação