A ministra das Finanças disse que não sugeriu alterações ao acordo do Eurogrupo com a Grécia e que colocou apenas questões relacionados com procedimentos. Maria Luis Albuquerque considera que «todos ganharam» com este acordo «Portugal também».
«Não sugeri a alteração de uma única vírgula», respondeu a ministra das Finanças durante uma entrevista ao Jornal das 8 da TVI, depois do ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, ter dito que [Portugal e Espanha] estavam a ser mais alemães do que a Alemanha.
«Não sei por que o ministro das Finanças terá dito isso», insistiu Maria Luís Albuquerque, afirmando ter colocado apenas questões de procedimentos.
«A minha intervenção foi no sentido de ser seguido o procedimento habitual», nomeadamente que a 'troika' reporte ao Eurogrupo a avaliação das medidas da Grécia, adiantou.
«A questão que coloquei tem a ver com o procedimento no sentido de ser seguido o procedimento habitual que é a 'troika', depois de avaliar as medidas, reportar aos elementos do Eurogrupo, explicando qual foi a sua avaliação», esclareceu a responsável pela pasta das Finanças.
Maria Luís Albuquerque sublinhou que todos ganharam com o acordo «em particular a Grécia» e acrescentou que não faria sentido adotar a flexibilização proposta para a Grécia em Portugal, pois esta faz parte de um programa que Portugal acabou há quase um ano. «Não faz sentido pensar nos mesmos termos, a situação de Portugal é distinta da Grécia», vincou.
A Ministra das Finanças admitiu também que o início do reembolso ao FMI arranque dentro de duas semanas. Maria Luís Albuquerque, disse que os reembolsos do empréstimo ao FMI podem começar logo que exista uma autorização formal, o que deverá acontecer dentro de duas semanas.
«A autorização formal tem de ser dada e deve estar concluída em duas semanas. A partir daí será possível o reembolso, mantendo sempre a abordagem prudente face ao mercado». O reembolso antecipado ainda ao FMI já foi aprovado pelo Eurogrupo, mas os parlamentos da Alemanha, da Holanda e da Finlândia terão ainda de ratificar o pedido.