Artes

Hoje há Óscares

Reuters

"Birdman", do mexicano Alejandro Gonzalez Inarritu, e o "Grande Hotel Budapeste", de Wes Anderson, são os mais nomeados e estão na corrida aos Óscares em 9 categorias. Para a estatueta mais desejada, a de melhor filme, há, no entanto, outros fortes candidatos.

"Boyhood:momentos de uma vida" de Richard Linklater, que segue o crescimento de um rapaz ao longo de 12 anos é apontado como um dos favoritos.Na categoria de Melhor Filme estão ainda nomeados, "A teoria de tudo" sobre o físico Stephen Hawking, "Sniper americano" de Clint Eastwood, "O jogo da Imitação", "Selma" e "Whiplash".

A lista dos nomeados para melhor realização é mais curta. Estão na corrida Richard Linklater, Mortem Tyldum, Alejandro González Inarritu, Wes Anderson e Bennett Miller por "Foxcatcher".

Bradley Cooper será, quer ganhe ou não, uma das figuras da noite devido à terceira nomeação consecutiva para o Óscar de melhor ator. Este ano pelo seu desempenho em "Sniper americano".

Michael Keaton e Eddie Redmayne, pelo desempenho como Stephen Hawking, são também fortes candidatos.

Julliane Moore ainda não ganhou um Óscar, mas está nomeada pela quarta vez e muitos apostam que será este ano que a atriz receberá a estatueta pelo papel em "O meu nome é Alice".

Na representação feminina há ainda a assinalar as estreias em noites dos Óscares de Felicity Jones e Rosamund Pike. No outro extremo surge Meryl Streep nomeada pela 19ª vez. A atriz è uma das nomeadas para melhor atriz secundária pela participação no musical "Caminhos da Floresta".