Artes

«Birdman» é o vencedor da noite dos Óscares (vídeo)

Reuters/Mike Blake

«Birdman (ou a Inesperada Virtude da Ignorância)» venceu quatro Óscares tal como «Grand Budapest Hotel», mas foi distinguido nas categorias de Melhor Filme e Melhor Realizador, na grande noite de Alejandro G. Iñarritu. «Boyhood» e «Foxcatcher» saíram derrotados.

«Birdman», do cineasta mexicano Alejandro González Iñárritu, conta a história de uma velha glória do cinema, interpretada por Michael Keaton, que tenta recuperar a carreira. O filme estava nomeado em nove categorias, venceu quatro incluindo três das mais importantes - Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento Original. Venceu ainda a Melhor Fotografia mas falhou o prémio de Melhor Ator para Michael Keaton.

[youtube:uJfLoE6hanc]

«Grand Budapest Hotel», de Wes Anderson, também tinha nove nomeações e somou quatro estatuetas para Melhor Guarda-Roupa, Melhor Caracterização, Melhor Design de Produção (que inclui um português na equipa, Gonçalo Jordão) e Melhor Banda Sonora. Falhou, por exemplo, as categorias de Melhor Realizador para Wes Anderson ou Melhor Argumento Original.

Veja aqui a lista dos vencedores da 87ª edição dos Óscares

Nas interpretações, não existiram grandes surpresas. Eddie Redmayne era um dos grandes favoritos pela sua interpretação de Stephen Hawking em «A Teoria de Tudo». Sem surpresas também, Julianne Moore venceu o Óscar para Melhor Atriz pelo seu papel em «O Meu Nome é Alice».

O primeiro Óscar da noite foi entregue a J.K. Simmons que era um dos favoritos na categoria de Melhor Ator Secundário pelo seu papel em «Whiplash - Nos Limites», no qual interpreta Terence Fletcher, um professor de musica severo e muito exigente. Já a vencedora na categoria de Melhor Atriz Secundária foi, sem grande surpresa, para Patricia Arquette pelo seu papel de mãe em «Boyhood - Momentos de uma Vida». Este foi, aliás, o único Óscar para o filme de Richard Linklater.

Para além da estatueta para melhor Ator Secundário, «Whiplash - Nos Limites» ganhou também os Óscares de Melhor Mistura de Som e Melhor Montagem. Na escrita, a estatueta para Melhor Argumento Original foi para «Birdman» e o Melhor Argumento Adaptado foi para «O Jogo da Imitação».

Com seis nomeações, «Sniper Americano», filme biográfico de guerra, de Clint Eastwood, sobre o atirador Chris Kyle, conseguiu apenas o Óscar para Melhor Montagem de Som. A estatueta de Melhores Efeitos Visuais foi para «Interstellar». «Foxcatcher» foi um dos derrotados da noite: tinha cinco nomeações e saiu de mãos a abanar.

Na animação, a Disney foi a grande vencedora. O Óscar foi para «Big Hero 6 - Os Novos Heróis», de Don Hall, Chris Williams e para a curta-metragem «Festim», de de Patrick Osborne and Kristina Reed.

Na música, o Óscar para Melhor canção original foi para "Glory", do filme «Selma: A Marcha da Liberdade». O Óscar de Melhor Filme Estrangeiro distinguiu, sem surpresas, «Ida», de Pawel Pawlikowski, da Polónia.

O Óscar para Melhor Documentário foi entregue a «CitizenFour», de Laura Poitras, Mathilde Bonnefoy e Dirk Wilutzky. Já o Óscar para Melhor Curta Metragem foi para «The Phone Call», de Mat Kirkby e James Lucas, e Melhor Curta Metragem Documentário para «Crisis Hotline: Veterans Press 1», de Ellen Goosenberg Kent e Dana Perry.