Portugal

Terminal de contentores será no Barreiro

Global Imagens / Arquivo

O Governo anunciou hoje que o Barreiro é a única localização em cima da mesa para a instalação do terminal de contentores, avançando agora a candidatura a fundos comunitários para a realização de estudos de impacte ambiental. Presidente da Câmara do Barreiro mostra-se satisfeito.

«A única localização que continua a ser estudada é a do Barreiro, que foi a que reuniu consenso», declarou hoje o secretário de Estado das Infraestruturas, adiantando que «se os estudos confirmarem as expectativas que existem, não haverá um euro de dinheiro público envolvido neste projeto».

Em declarações aos jornalistas, Sérgio Monteiro avançou que se inicia agora a fase de estudos para o projeto de instalação do terminal de contentores no Barreiro, ficando pelo caminho a solução da Trafaria.

O presidente da Câmara do Barreiro mostra-se satisfeito com a escolha do Governo para o novo terminal de Contentores do Porto de Lisboa.

Quanto aos passos seguintes, Carlos Humberto de Carvalho revela que já no próximo mês avançam «os concursos públicos para os estudos de impacte ambiental». O autarca admite também que no final do ano «o concurso [para a empresa] que vai construir e explorar o terminal de contentores do Barreiro só possa ser lançado no finm deste ano [ou mesmo] no início do próximo».

Quanto às preocupações da câmara em relação a esta obra pensada para o Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho diz que algumas questões fundamentais. Entre elas, o autarca espera que os estudos comprovem que a «solução tecnico-portuária é viável», depois que as questões da acessibilidade «sejam bem resolvidas», já o terceiro aspecto está relacionado com as questões ambientais, a câmara pretende que o projecto dê um contributo para a «remediação ambiental» da zona.