Portugal

Emigrantes portugueses em Londres em protesto junto ao Consulado

Consulado Geral de Portugal em Londres DR/Wikimedia

O autodenominado Migrantes Unidos realiza hoje uma manifestação junto ao Consulado Geral de Portugal em Londres para exigir melhores serviços, com a iniciativa a realizar-se dias depois das autoridades de Lisboa terem anunciado um reforço de pessoal.

Sob o lema "Os portugueses merecem melhor", os Migrantes Unidos, um grupo de portugueses residentes no Reino Unido, questionam o funcionamento e o atendimento no Consulado, que classificam como lento.

Há 14 funcionários no Consulado e, segundo o movimento Migrantes Unidos, chegaram ao Reino Unido 100 mil portugueses nos últimos quatro anos. Números do Ministério do Trabalho britânico indicam que no ano passado 30 mil portugueses pediram a inscrição na segurança social

O Consulado atende diariamente uma média de 300 pessoas e realiza mensalmente uma média de 4.000 atos consulares, mas a marcação de um atendimento para a renovação de documentos de identificação pode implicar a espera de pelo menos dois meses.

A insuficiência de funcionários é um diagnóstico feito pelo próprio Governo, que esta semana anunciou o reforço de mais quatro trabalhadores já a partir de março, número que o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas admitiu ser curto.

Além de uma concentração em frente ao posto, os organizadores querem obter o máximo de assinaturas numa petição para juntar a uma carta aberta que pretendem entregar mais tarde à cônsul-geral, Joana Gaspar.

Redação