Economia

CMVM suspende negociação das ações do BPI e do BCP

CMVM Global Imagens/Arquivo

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) anunciou hoje que suspendeu a negociação das ações do BPI e do BCP «até à divulgação de informação relevante».

Esta suspensão acontece depois da confirmação do BCP de que recebeu uma carta da empresária angolana Isabel dos Santos, em nome da Santoro Finance, a propor uma fusão com o BPI.

«O BCP informa ter recebido hoje uma carta da Santoro Finance - Prestação de Serviços, fazendo a promoção junto das administrações do Banco BPI e Millennium BCP da análise de uma operação de fusão entre as duas entidades», adiantou o banco em comunicado.

O Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários deliberou a «suspensão da negociação das ações do Banco BPI, S.A. e do Banco Comercial Português, SA., até à divulgação de informação relevante sobre os emitentes», informou o supervisor do mercado.

Antes de a CMVM ter anunciado a suspensão da negociação das ações dos dois bancos, o BPI liderada os ganhos do índice principal da bolsa de Lisboa, o PSI20, ao ganhar 6,76% para 1,452 euros e o BCP avançava 5,04% para 0,0876 euros. Na sessão de segunda-feira, as ações do BPI fecharam a ganhar 0,76% e o BCP subiram 0,24%.

A CMVM informou na segunda-feira ter pedido esclarecimentos a Isabel dos Santos sobre uma eventual fusão entre o BPI e o BCP.